quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Papo de 22


Com quem aprendi a ser homem? Foi com eles.
Com eles, eu aprendi o que era vida de verdade; descobri que o mundo era muito maior do que um colégio onde havia seis pessoas na sala de aula e todas elas tinham como pagar a mensalidade.
Com eles, já perdi foi tempo em fila de refeitório com sol a pino para almoçarmos comida que nem se comparava à de nossas mães... Aprendi que podia ser feliz assim.
Com eles, fui capaz de conhecer o lado mais obscuro e imbecil das pessoas: drogas, violência, furtos, hipocrisia, indiferença, desonestidade...
Entretanto, ao lado deles, descobri o que de mais bonito pode haver no homem e também em mim: obstinação, humildade, dedicação, cumplicidade, determinação, coragem, respeito, AMIZADE.
Com eles, guardo recordações dos três anos mais saudosos de minha vida, mesmo que eu não sinta falta nenhuma de ohm, amper, volts, C.I., C.L.P., etc.
Pra eles, nunca fui Lívia; “nunca” fui mulher.
Foram eles que tiveram coragem de me dar uma berinjela de presente de aniversário dentro da minha própria casa.
Foi com eles que tive os mais inusitados papos no MSN (paper 8.0 live!).
No meio deles, aprendi a ouvir as coisas mais sujas que os homens falam e achar graça de todas sem me ofender por ser mulher. Aprendi a falar igual (para o espanto das mulheres com quem convivia).
Foi junto deles que houve as melhores partidas de Can Can, os melhores jogos no flipper, os melhores Flexa – limão ou guaraná, as melhores aulas matadas em Rá-tim-bum, a melhor feira do CEFET,as melhores vendas de cachorro quente na porta da escola, a mais inesquecível reforma de sala de aula por conta dos alunos, a mais inesquecível turma 2222 do ETEHL, os momentos mais marcantes e únicos da minha adolescência.
Encerramos aquele ciclo e, hoje, Tiziu se chama Rafael, Preto se chama Lucas, Juquinha se chama Thiago, Foca se chama Sandro, Lúcia Maria se chama Lívia... Éramos adolescentes que irritavam os professores, não tinham tanta fé dos pais nem de si próprios, eram deixados nos pontos de ônibus pelos motoristas, eram vistos como um provável futuro perdido. Hoje, somos professores, futuros engenheiros, TÉCNICOS EM ELETRÔNICA, adultos e amigos.
Uns solteiros, outros namorando, outros que só falta assinar o papel, outros que SE CASAM EM MENOS DE UMA SEMANA!!!!!

E tudo isso me faz feliz. Por ver nossas vidas tomando rumo, por ver que tantos não acreditavam na gente, mas que estamos chegando lá. Por ver tanta gente que me dizia “amigos de escola, ficam na escola” e, hoje, mesmo que a correria da vida não nos permita estar sempre juntos, saber que tenho vocês pra me fazer gargalhar como só vocês conseguem; pra poder ser homenzinho sem ter o perigo de ser recriminada; pra olhar pra trás e ver como fomos importantes e essenciais um na vida do outro pra que pudéssemos seguir em frente e chegar onde chegamos. Para que, olhando um pro outro, possamos alçar vôos ainda maiores.

Perrut, Foca, Marcos, Marlon, Tiziu, Preto, Moffatt, Miranda, Rodrigo Motta, Tigrão... Nunca é tarde pra dizer às pessoas o quão essenciais elas são naquilo que nos tornamos. Vocês o são em minha vida.
Que essa tal de vida nos permita estar juntos por mais 2222 anos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário