quarta-feira, 23 de maio de 2012

Recordações de um abraço

   Certa vez, ao visitar a igreja que frequentava quando criança, encontrei um amigo que não via há anos e nossa primeira reação foi nos abraçarmos. Lembro-me bem de ele ter dito o quanto sentia falta daquele abraço. Era um abraço que apertava até a alma, estalava a coluna e fazia com que nunca mais quiséssemos nos largar. Nos olhamos durante um bom tempo depois daquele abraço e sorrimos. Nesses momentos é que percebemos o valor de um abraço.
   Nada se compara a um abraço de mãe! Abraço que nos protege do sereno, do frio, do perigo, da dor; que nos consola, nos encoraja, nos nina, comemora conosco. Abraço acolhedor e protetor. Não há lugar no mundo em que nos sintamos mais seguros do que em um abraço materno.
   E ao findar o dia? Aquele abraço cansado de quem foi em busca do pão de cada dia, mas que, mesmo assim, tira forças do amor que sente para fazer daquele abraço cheio de saudades de um dia inteiro o mais caloroso e cheio de energia do mundo. Como é heroico e fortificante um abraço de pai!
   Há também aquele abraço de cumplicidade. Abraço que, quando acontece, um pode sentir tudo o que o outro sente, pensa e precisa. Abraço que, por si só, diz "Ei! Eu estou aqui."; que transmite entrega, confiança, aliança, fidelidade. Eis um abraço de amizade.
   Todo mundo precisa de um abraço melado, com cheiro de inocência e gostoso como brigadeiro. Abraço que nos faça sentir protetores, mas também protegidos por um serzinho bem menor que nós. Abraço que nos faz sentir os mais puros e sinceros sentimentos do mundo. O abraço de uma criança.
   Quando nós abraçamos alguém, também podemos perder o ar, o chão, as estribeiras. Sentimos um friozinho percorrer nosso corpo à medida que o calor daquele momento aumenta. Podemos ouvir a respiração do outro, sentir bater aquele coração que acreditamos ser por nós cada batida. Abraço em que se deseja mais que abraçar. Momento em que dois se tornam um pelo sentimento, pela atmosfera que envolve aquele abraço. Não há nada comparado a um abraço apaixonado!
   Seja do jeito que for, todo abraço tem um grande valor. O abraço é um gesto de carinho e entrega. Jamais vi alguém abraçar livremente outra pessoa por quem não tivesse apreço. Feliz daquele que sabe abraçar! Feliz daquele que sabe amar e demonstrar esse amor através de um bom abraço! O abraço é o amor que cabe em um gesto. Esse tal amor faz do abraço um grande manifesto.


Feliz dia do abraço (se é que se faz necessário que haja um dia específico pra isso)!!! 

7 comentários:

  1. O abraço é um melhores presentes que existe! É tamanho único, e não tem problema se devolver! ;) Wagner Felix

    ResponderExcluir
  2. Isso de abraço é mesmo muito importante. Há pessoas em que voê acredita no abraço e sabe que, quando vê-las, a primeira coisa que fará é dar um abraço apertado. Rola uma troca de energia positiva. Mas há outras... hahahahaha

    ResponderExcluir
  3. Viajei no tempo e lembrei-me do meu http://caelummare.blogspot.com.br/2009/03/magia-da-vida-parte-i.html =)
    Um abração pra vc!

    ResponderExcluir
  4. É como sabiamente disse Cazuza: "Gosto dessa definição: abraço é o encontro de dois corações."

    Eu concordo com ele. =)

    ResponderExcluir